Páginas

Cariocando

Cariocando
Aproveite a vida !!!

domingo, 6 de novembro de 2011

Corrida: Postura Perfeita

Postura perfeita:

Cabeça - Manter o olhar para frente, em direção ao horizonte, essa postura vai facilitar que as outras partes do corpo envolvidas no movimento se mantenham de maneira adequada.

Ombros - Devem estar relaxados (soltos) e paralelos ao solo, permitindo que os braços acompanhem o ritmo das pernas. se você deixar os ombros tensos, eles naturalmente vão levantar em direção as orelhas, limitando os movimentos dos braços ocasionando um gasto maior e desnecessário de energia.

Braços - Também devem estar relaxados, paralelos ao corpo e sem ultrapassar a linha medial do corpo. Para que não haja oscilação do tronco os braços não devem cruzar na frente deles e sem levantar demais as mãos quando estiverem à frente.

Cotovelos - Flexionados a 90°, devem estar soltos para permitir um movimento de pêndulo dos braços.

Tronco - Ligeiramente inclinado para frente, mas sem perder o alinhamento.

Joelhos - Mantenha-os alinhados com o quadril, devem estar ligeiramente flexionados tanto na descida quanto na subida.

Pés - O contato com o solo não deve ser com muita força, os pés devem estar sempre alinhados em paralelo um com o outro, sempre iniciar a pisada primeiro com o calcanhar, em seguida com o meio do pé e no final com a ponta do pé, já no impulso para a nova passada.

Passadas: Escute, sinta suas passadas. observe se esta arrastando o pé ou fazendo barrulho. evite que sejam muito largas, pois pode sobrecarregar os quadris, passadas curtas e rápidas são mais eficientes na maioria das vezes e com um gasto energético bem menor.

Abdômen - Sempre contraído, para dar uma maior estabilidade ao movimento.



Esq: postura correta / Dir: postura errada





Fontes:
Revista PULSO, O Globo, 05 de novembro de 2011, pág:17.
Revista RUNNER`S, novembro de 2008, pág:58.

2 comentários: